sexta-feira, 17 de junho de 2011

Quando é que a minha menstruação vai voltar? 

Escrito para o BabyCenter Brasil

A equipe do BabyCenter responde:


O fato de estar ou não amamentando é determinante para a volta dos ciclos menstruais normais depois do parto. Logo depois de dar à luz, a mulher tem umsangramento, que não é exatamente menstruação.

Cada mulher é diferente, e a volta dos ciclos depende de cada corpo e de cada circunstância. Por isso, os parâmetros abaixo não são nada fixos, servem só para dar uma orientação. Se você estiver com dúvidas, converse com o ginecologista.

Mães que amamentam: Um dos muitos benefícios da amamentação é manter a menstruação suspensa por um período maior. A mulher que dá o peito regularmente, tanto durante o dia quanto à noite, pode passar até um ano livre das cólicas, da TPM (tensão pré-menstrual) e dos absorventes. Isso, claro, depois do fim do sangramento normal pós-parto, que pode durar várias semanas.

Se o bebê começa a dormir a noite inteira, pulando algumas mamadas, a menstruação volta mais cedo -- o mais comum é que isso aconteça quando ele tiver entre 3 e 8 meses. A mesma coisa acontece quando se complementa a alimentação do bebê com fórmula láctea. Ou seja: quanto mais o bebê mamar no peito, mais vai demorar para o ciclo menstrual voltar.

Mães que não amamentam: Mulheres que não estão amamentando podem retomar os ciclos menstruais regulares já um mês depois do parto. Às vezes a menstruação demora dois ou três meses para voltar.

Todas as mães: Nunca se esqueça de que o organismo libera o primeiro óvulo pós-parto antes de você menstruar, portanto não há como prever quando isso pode acontecer. Assim, se você não adotar um método anticoncepcional logo que começar a ter relações sexuais de novo, pode se ver grávida antes mesmo de voltar a menstruar. Esse tipo de surpresa não é incomum.

Não se deixe levar pela história de que mães que amamentam não são férteis. Converse com o ginecologista e com seu parceiro para decidir qual é o melhor método para vocês. Alguns tipos de pílula não são adequados para a fase de amamentação. Saiba tudo no nosso artigo sobre métodos contraceptivos para quem dá o peito. 

2 comentários:

LAYS NOVAIS disse...

Oi querida
Ta sumidinha demais viu? (=

Beijos

Anônimo disse...

ooi, é a primeira vez que tô acessando seu blog, achei por acaso =)
tive que ler toooodo, desde a sua primeira postagem, e mano: VOCÊ É MUITO FODA!
mãe tão nova, cheia de atitude, tattos pelo corpo todo, não tem medo e nem vergonha de se expressar! é disso que a sociedade precisa, de pessoas como você, de liberdade de expressão, de ser mais você mesmo, sem medo! :)
quero te parabenizar por ter construído uma família assim tão linda, mesmo sendo tão jovem. você tem um rosto muito bonito, e seu filho é uma fofura! queria muito ter a oportunidade de conhecer e conviver com alguém assim como você. você nem parece real, rs. suas fotos parecem de revista! e as que tem você e seu marido?! tem cada uma mais linda do que a outra! meus parabéns por ser essa pessoa maravilhosa, autêntica e determinada! muita saúde pra toda sua família, e que seu filhinho seja muito abençoado por Deus! que seu casamento dure pra eternidade, de coração! beijo no seu coração, Carol