quarta-feira, 1 de dezembro de 2010



Bom pessoal, me desculpe estar pouco empolgada para escrever aqui esses dias, eu to meio doente, fui ao médico hj e ele disse que estousofrendo de um tipo de depressão na gravidez, principalmente nesse ultimo trimestre, estou com medo do parto e com muitas coisas na cabeça, por isso vou ter que fazer uma serie de atividades agora pra poder ficar bem e dar tudo certo. Vou tentar muito vir aqui escrever quando puder. orem por mim, brigada.

Vou deixar um texto falando um pouco sobre o assunto.

Pelo menos 10% das mulheres sofrem de depressão durante a gravidez.
Nem sempre esse assunto é levado à sério por médicos pois a gravidez é um período de alegria para a maioria das mulheres e, todas têm o direito de em um ou outro dia não se sentirem tão felizes mas geralmente passa, como uma porção de outros sentimentos que atingem a futura mamãe.
Mas e se não passar? E se você se sentir triste todos os dias?
Infelizmente, a depressão pode ser perigosa, pois a mãe pode parar de tomar conta de si mesma e, consequentemente, de seu bebê.
Sinais da depressão:
Você pode estar sofrendo de depressão se estiver sentindo vários desses sintomas:
Desconcentração
Ansiedade
Extrema irritabilidade
Problemas para dormir
Extrema fadiga
Desejo de comer o tempo todo, ou total falta de apetite
Nada parece te animar ou divertir. Nada é engraçado.
Tristeza persistente
O que causa a depressão:
Às vezes, os hormônios da gravidez são os culpados. As mudanças hormonais atingem todas as mulheres causando reviravolta de sentimentos e emoções e, algumas sentem os seus efeitos mais que outras. Esteja alerta, a depressão atinge principalmente as mulheres que não estam indo muito bem no relacionamento.
Outras causas:
Outros casos de depressão já ocorrem na família ou você já teve esse problema
Eventos stressantes em sua vida, você está mudando de casa/cidade? Está tendo problemas no seu emprego? Está divorciando? etc…
Problemas com a gravidez, por exemplo, passar dias ou meses de cama pode levar à depressão rapidamente. Ou qualquer suspeita de que algo não vai bem.
Se você já sofreu um aborto espontâneo, quem já passou por uma experiência dessas pode não ficar muito tranquila.
Lembranças de abusos, mulheres que sofreram de abusos emocionais, sexuais, físicos ou verbais podem ter lembranças que a levam à depressão especialmente durante a gravidez.
Como lidar com a depressão:
Se você acha que está começando a sentir meio pra baixo, não se entregue a esse sentimento. Pense no melhor para sua saúde e à de seu bebê. Pense em algo alegre, em bons momentos. Procure não ficar sozinha muito tempo, ter alguém para conversar é um ótimo remédio e, se essa for uma pessoa que já passou pela gravidez, melhor ainda, ela poderá entender muitos dos seus sentimentos. Quando o seu companheiro estiver em casa, procure conversar com ele sobre como está a sua gravidez e como está você. A comunicação entre o casal é essencial, você precisa do suporte dele também.
Quando se preocupar?
Se você não está conseguindo cumprir as suas atividades diárias e está se sentindo desorientada, ou está tendo ataques de pânico, procure ajuda profissional. Procurar terapia é sinal de que você é uma boa mãe e está disposta a fazer o que é necessário para manter a sua saúde em ordem e a de seu bebê.