quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Agora que você está na semana 38 da sua gestação, os especialistas consideram a sua gravidez como gravidez a termo. Isso significa que o seu bebê está bem desenvolvido, e a qualquer momento os sinais de trabalho de parto podem aparecer.
Neste momento você deve ter decidido se o seu parceiro ficará ou não dentro da sala no momento do parto. A decisão é sua, mas esteja ciente de que estar ao lado da pessoa que você ama no momento do parto pode ajudar a aliviar e muito as dores do parto.
Enquanto o momento do parto não chega, continue lendo e saiba quais as alterações podem ocorrer com o seu corpo durante esta semana, e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê. Acompanhe:

Desenvolvimento do seu bebê

Enquanto você está ocupada imaginando como será o parto, o seu bebê continua ganhando peso. Não fique chocada, mas este processo continuará até o nascimento, embora você não possa sentir este ganho de peso. Neste momento o seu bebê pode estar pesando aproximadamente 3,1 kg e medindo algo em torno de 35 cm. ( No caso do Mitch deve estar por volta de 4kg e medindo uns 53cm)
O intestino do seu bebê acumulou uma quantidade considerável de mecônio, e que normalmente será eliminado logo após os primeiros dias de vida do bebê. Portanto, esteja preparada para trocar a fralda do seu bebê.
Os pulmões do bebê continuam a amadurecer, e a cada dia que se passa, as suas funções cerebrais e nervosas trabalham ainda mais. Este processo de amadurecimento continuará até a adolescência do seu bebê.
Agora os cabelos do seu bebê estão bastante sedosos, além disso, os lóbulos das orelhas estão firmes por cartilagem. Os ossos ganharam uma boa flexibilidade e os órgãos sexuais se desenvolveram por completo.
Você poderá notar que os movimentos do bebê ficaram um pouco mais lentos durante este período. Simplesmente não há espaço suficiente para ele se movimentar muito durante este período, e além disso, ele também passará a maior parte do tempo dormindo, o que colabora ainda mais para a diminuição dos movimentos.

Alterações na vida da mamãe

Com 38 semanas de gestação, encontrar uma posição confortável para se deitar pode parecer uma tarefa quase impossível. Deitar-se de costas não é uma opção recomendada para você e nem para o seu bebê. Isso ocorre porque ao deitar-se de costas, os principais vasos sanguíneos são pressionados pelo peso do útero. A posição recomendada para você se deitar é do lado esquerdo do seu corpo, com a perna a perna na altura do joelho um pouco dobrada e apoiada com um travesseiro.
Seus seios podem ter começado a secretar colostro durante esta semana. Há casos em que algumas mulheres secretam colostro a tal ponto, que precisam usar panos para absorver o líquido. Se você já amamentou antes, isso é mais comum. Apesar de você sentir os seus seios pesados e fazendo com que você se sinta incomodada, eles estão cumprindo uma tarefa muito importante, se preparando para a lactação.
Seus pés e tornozelos podem ficar ainda mais inchados durante esta semana. Você provavelmente está ficando farta de usar o mesmo calçado todos os dias, mas não se preocupe. Após o parto há uma grande perda de líquido amniótico, e o inchaço irá aliviar bastante.
Você pode estar sentindo algumas contrações Braxton Hicks que podem ser irregular e muito dolorosas. Essas contrações podem ser sentidas nas costas, abdômen quadris e pelve. A diferença entre essas contrações e as contrações reais é que as contrações reais começam geralmente na parte superior do seu útero e se espalham por todo o útero por meio de suas costas e pélvis. Dores de contrações verdadeiras são progressivas, e não são aliviadas quando você muda de posição. Se na hora das contrações você estiver insegura, chame o seu médico. Mas não se preocupe, pois você saberá diferenciá-las

DESENVOLVIMENTO FETAL: Um bebê pronto para nascer pesa de 2,9 a 5 kg. Na 38a. semana, há maior volume de líquido amniótico ao redor do bebê do que em qualquer outro estágio da gravidez.
A cabeça do bebê não é toda composta de um osso resistente. Há espaços membranosos – as moleiras ou fontanelas – entre os ossos do crânio. Conforme o bebê desliza pelo canal vaginal,  elas podem se fechar, moldando a cabeça para sua trajetória. Quando o queixo do bebê está bem encolhido, a cabeça passa pela curva do canal vaginal com facilidade.
---
O Cérebro do Bebê
Embora a organização do cérebro seja programada geneticamente, seu funcionamento depende das sinapses, que se estabelecem com o auxílio de substâncias químicas chamadas neurotransmissores. As emoções vivenciadas por você e pelo bebê durante a gestação influenciam a produção desses neurotransmissores, com conseqüências futuras sobre o comportamento.
---
Está chegando a hora
O período pré-natal pode terminar a qualquer momento depois das 38 semanas.
Sua mala e a do bebê devem estar prontas com todos os objetos e roupas que serão utilizados no hospital. Já tenha em mãos também, o pedido do médico para internação e todos os documentos necessários.
---
"Seu passado estará sempre vindo à sua
lembrança e isso ajudará a moldar seu
comportamento como mãe."
---
As cólicas do bebê
Não sendo fome, frio ou calor, podemos estar diante de alguma dor e nos três primeiros meses é bem provável se tratar de cólicas.
Elas se caracterizam por uma certa periodicidade e por aparecer em determinadas horas do dia, especialmente a partir do fim da tarde, quando a temperatura começa a cair.
Seu aparecimento pode estar ligado a ansiedade e insegurança dos pais, ou a uma rotina confusa e um ambiente agitado.
Coloque o bebê de bruços, aquecendo seu abdome. Faça massagens suaves, depois de ter aquecido suas mãos. A fim de que elas possam deslizar melhor sobre o corpinho do bebê, passe óleo de amêndoas nas mesmas. Comprima as perninhas do bebê lentamente sobre o abdome e então estique-as novamente, várias vezes. Esse exercício pode ajudar na eliminação de gases, diminuindo as cólicas.
As cólicas podem piorar com a oferta de mamada, embora o bebê possa procurar o seio em momentos de dor. Ao contrário do que muitas pessoas possam lhe “recomendar”, o uso de chás não irá melhorar as cólicas de seu bebê. Pelo contrário, ele pode se engasgar e engolir mais ar, piorando a situação.
O uso de medicamentos, deve ficar a critério do pediatra.
---
Fique preocupada quando ...
Caso seu bebê apresente uma das situações abaixo, entre em contato com o seu pediatra:
  • Irritabilidade de causa desconhecida;
  • Temperatura superior a 37,5o C;
  • Vômitos;
  • Diarréia;
  • Menos de seis fraldas molhadas por dia;
  • Desinteresse pela alimentação;
Soluços e espirros são manifestações normais e não precisam de maiores cuidados.

---
Cuidados com o bebê

Banho: Higiene significa saúde. O banho diário é indispensável, pois proporciona conforto e assegura que a pele do bebê, que é muito delicada e vulnerável, esteja sempre limpa.
Não é recomendável dar o banho após as mamadas, mas pode ser dado a qualquer hora do dia o da noite, principalmente nos dias quentes. No inverno, convém dar o banho nas horas mais quentes do dia. Geralmente, os bebês relaxam após o banho.
Este é um momento que proporciona um enorme prazer ao bebê, portanto procure massageá-lo e curtir também esse momento.
Antes de iniciar o banho, procure deixar tudo preparado para facilitar, separando todo o material necessário para o banho, inclusive as roupas limpas do bebê.
O ambiente deve ter uma temperatura agradável, sem correntes de ar. Aqueça-o quando estiver frio. A banheirnha deve ser previamente lavada e desinfetada.
Retire suas jóias e mantenha as unhas curtas. Lave as mãos antes de começar o banho.
Nunca deixe o bebê sozinho na banheira ou trocador. Uma criança pequena pode afogar-se em poucos centímetros de água.
A quantidade de água deve ser suficiente para que o bebê flutue e sua temperatura deve estar ao redor de 37 graus. Pouca quantidade não é gostoso para o bebê além de esfriar rapidamente. Você pode verificar a temperatura da água com o ante braço antes de coloca-lo na água e nunca acrescente água quente ou fria quando o bebê já estiver na banheira.
A água deve ser fervida enquanto o coto umbilical não cair.
Se a cabeça do bebê tiver crostas, passe óleo de amêndoas. Espere alguns minutos e retire-as com um pente. Lave o rosto do bebê com o auxílio de algodão umedecido começando pelos olhos.
Com algodão umedecido, limpe as bordas das narina e as orelhas, sem introduzir a hastes nos orifícios dos mesmos.
Segure o bebê com uma das mãos, protegendo os ouvidos com os dedos polegar e anular. Umedeça a cabeça do bebê com sabão neutro, ensaboando delicadamente. Enxágüe e seque.
Coloque o bebê na banheira, delicadamente, segurando-o pelas axilas e mantendo-o apoiado no seu braço. Lave todo o corpo do bebê, sem esquecer das dobrinhas do pescoço, coxas, axilas e genitais.
Para enxuga-lo, use uma toalha fralda que é mais absorvente do que uma toalha felpuda, tendo o cuidado de secar bem todas as dobrinhas.
Coto Umbilical: Utilize um cotonete umedecido em álcool a 70%, aplicando-o na base do coto.
Não use faixa ou qualquer outro material sobre o coto.
A queda do coto ocorrerá em torno do 10o. dia.
Troca de Fraldas: Remova os resíduos de urina e fezes usando várias bolas de algodão embebido em água morna, sempre de cima para baixo. A limpeza correta dos genitais previne assaduras. Faça trocas de fraldas após a amamentação, pois em geral os bebês evacuam após as mamadas. A freqüência de evacuação é variável.Sono e Repouso: Um recém-nascido dorme, em média, 16 horas por dia. Alguns bebês, entretanto, podem dormir entre 12 a 20 horas.
Em geral, dormem de 2 a 4 horas de cada vez e é normal que os bebês acordem durante 1, 2 ou 3 vezes à noite. No período diurno, não é necessário escurecer totalmente o quarto, tornando mais fácil sua adaptação ao padrão dia-noite.
Lembrete: Ao manipular o bebê, lave bem as mãos, não fume, mantenha o tom de voz baixo e as flores fora do quarto.Esquema Alimentar: Não existe nada mais adequado para alimentar um bebê do que o leite materno.
A criança amamentada ao seio não necessita de qualquer complementação alimentar. O ideal é oferecer o leite materno até o quarto ou sexto mês como alimento exclusivo, isto é, sem água, suco, chá, sopa, papa, etc.
Durante as primeiras mamadas, organismo da mãe produz o que chamamos de colostro, líquido espesso importantíssimo para proteção contra infecções e alergias alimentares. O colostro precede à descida do leite propriamente dito, que também transmite importantes defesas imunológicas.
A digestão do leite materno é muito mais fácil e rápida quando comparada ao leite artificial, o que promove total aproveitamento dos nutrientes pelo organismo do bebê.
O contato com o corpo materno durante o aleitamento é fundamental para o desenvolvimento afetivo-emocional do bebê. Garanta aconchego, pele com pele, mesmo se você estiver fazendo uso do aleitamento artificial.
Banho de Sol: O banho de sol é fundamental para a saúde do bebê. Durante o banho de sol proteja o bebê do vento e verifique se a temperatura está agradável. O bebê deve ser exposto ao sol sempre que possível por 5 a 10 minutos entre 8 e 10 horas da manhã.Brinquedos: Antes de comprar qualquer brinquedo, verifique se ele é seguro. O ideal é ter o selo do Inmetro ou atestado de qualidade do país de origem.
Em geral, brinquedos europeus e americanos têm boa qualidade. No caso de jogos e carrinhos de madeira, preste atenção no acabamento e se a tinta usada é atóxica. Quando se tratar de bicho de pelúcia e bonecos de pano, certifique-se que os olhos e o nariz estão superfixos, e se o botão da roupinha sta bem preso. Evite bonecos com enchimento de poliuretano expandido (isopor), pois há o risco da criança engoliras bolinhas.
Deve-se dar preferência aos brinquedos emborracha- dos, que devem ser lavados periodicamente. Os de pelúcia devem ser lavados e colocados ao sol com freqüência, pois acumulam pó, ácaros e fungos.
---
Mais três bons
motivos para amamentar 
 - Amamentar acalma e dá segurança ao bebê.
 - Amamentar ajuda na contração do útero,
 fazendo com que ele volte mais rapidamente
ao seu tamanho normal.

 - Amamentar ajuda a emagrecer.

Um comentário:

Hanna Marques disse...

flooooor como vai? quantaq ansiedade hein, ate eu ja estou louca pra ver o mitch,parece que não passa neah?
poiseah o plano ta tentando melar minha cirurgia, estou uma pilha de nervos ambulante=(((

beijokas saudades