domingo, 14 de novembro de 2010

6 MESES DE GRAVIDEZ


Sintomas, sinais e sensações

Importante: você pode apresentar todos ou somente alguns dos sintomas descritos.
Além de alguns sintomas que continuam do mês passado.

Físicos:

* Movimentos fetais cada vez mais intensos;

* Sensação de dormência na parte baixa do ventre;

* Aumento da umidade vaginal (leucorreia);

* Congestão nasal e sensação de entupimento do ouvido;

* Prisão de ventre;

* Azia e dificuldade de digestão;

* Câimbras nas pernas;

* Possível inchaço dos tornozelos e dos pés, e às vezes também das mãos;

* Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura;

* Surgimento de algumas veias varicosas e/ou hemorróidas;

* Grande aumento do apetite;

* Dores nas costas;

* Modificação na pigmentação da pele no abdomen e no rosto;

* Aumento da pulsação (frequência cardíaca);

* Sensação de coceira no abdomen.

Emotivos:

* Maior estabilidade emocional;

* Uma certa ansiedade com relação ao futuro;

* Períodos de distração e falta de concentração no que se está fazendo.

Como seu Bebê Cresce dentro de Você

Desenvolvem-se quatro sentidos: Neste mês, seu bebê começa a desenvolver quatro dos 5 sentidos: audição, olfato, tato e paladar. A visão será o último dos sentidos a se desenvolver. O bebê já reage a estímulos externos, como a luz e a música, e também percebe os barulhinhos físicos da mamãe, como o bater do seu coração ou os gorgulhos intestinais.
Começam os socos e pontapés: Prepare-se... pois agora você vai começar a sentir de tudo: chutes, socos e cotoveladas farão você vibrar de emoção. Se antes você sentia um leve farfalhar, a cada semana que passa você irá sentir os movimentos de seu bebê cada vez mais intensamente. Isso porque agora seus músculos e articulações já estão bem mais firmes. Primeiras Gordurinhas: Até agora seu bebê era bem magrinho, mas nesta fase ele começa a acumular os primeiros depósitos de gordurinhas, sob a superfície da pele. Nesta fase, já é possível escutar o coração do bebê na sua consulta mensal ou com a ajuda de um estetoscópio.

Qual é o aspecto do bebê:

Ao completar este mês, seu bebê terá aproximadamente 33 centímetros, e mais ou menos 700 gramas. Provavelmente já estará assumindo a chamada posição fetal, com os joelhos próximos ao abdomen e os braços dobrados no peito.

Qual é o aspecto da mamãe: Se você estiver conseguindo controlar o aumento de peso, deverá ter aumentado uns 5 a 6 quilos, aproximadamente. Como grande parte deste ganho de peso se concentra na região do abdomen, é provável que você se sinta mais cansada e com algumas dores pelo corpo.

Algumas Possíveis Preocupações

Infecção das Vias Urinárias: Este é um problema até certo ponto frequente em uma boa parte das mulheres gestantes, e são normalmente "cistites", infecções da bexiga, cujos sintomas mais comuns são: vontade frequente de urinar, e muitas vezes com uma sensação de ardor. Consulte seu ginecologista o mais rápido possível para que ele lhe prescreva o tratamento adequado, pois uma cistite não curada pode-se transformar em uma infeção renal mais grave e mais perigosa, seja para você como para seu bebê. Você pode tomar alguns cuidados básicos para tentar prevenir uma infecção urinária: beba muitos líquidos (água, sucos, etc) e evite café e bebidas alcólicas; use calcinhas de algodão e que não sejam muito apertadas; faça sua higiene íntima com bastant e cuidado.

A importância da participação do pai no pré-natal é indiscutível. Mas muitos “pais frescos” não sabem muito bem o que fazer ou como agir em determinadas situações.

Para estes apresentamos o guia do Pai Fresco:

Contato com o bebê

Acaricie o abdômen da mulher, diga palavras doces para estabelecer uma comunicação física com o feto que está sendo gerado. Todo o seu carinho e afeto com a mãe será transmitido para ele, pois a parede do abdômen e do útero não são obstáculos para este contato.

Está provado que o feto percebe sons, temperatura, luz e movimentos que ocorrem na parte externa próxima à parede abdominal da mãe, portanto o diálogo da mãe ou do pai com o futuro bebê é totalmente viável.

Cuidados com a grávida

Muitos pais frescos passam a ter um cuidado exagerado com a mulher grávida, como se a esposa estivesse doente, cercando sua liberdade de movimentação ou expressão.

Procure ser carinhoso, atencioso, e, principalmente, mostre atração física e psicológica pela mulher (que muitas vezes se sente menos sensual pelo seu estado e mudanças de seu corpo).

O sexo na gravidez está permitido, mas a relação sexual deverá ser delicada, sem grandes movimentos abrutalhados ou acrobacias. Isso porque a gestação é instável do início da gravidez até o quarto mês, quando a placenta passa a funcionar plenamente, substituindo o corpo amarelo na produção dos hormônios, e também as vilosidades coriônicas na alimentação do embrião. Até atingir esta fase, é maior a possibilidade de ocorrer o aborto e realmente ele ocorre em vinte por cento das primigestas (primeira gestação) isto significa que, de cada cinco gestantes, uma vem a apresentar aborto.

Paciência

Não é só o caso de correr atrás de desejos inusitados da mulher grávida, o marido deve ter muita paciência e ser participativo. A mulher, quando fica grávida, sofre modificações muito grandes na sua estrutura física, mental, psicológica e social – fica mais insegura, mais agressiva e chora com facilidade.

É fácil entender estes mecanismos e atitudes, pois a mulher é semelhante a toda fêmea prenha que quer defender a sua futura cria (ou, no caso dos ovíparos, o seu ovo). É como se o resto do universo fosse inimigo e hostil. A agressividade se volta inclusive contra o marido ou os familiares – portanto, é preciso que haja muita paciência, muito diálogo, muita atenção e muito carinho, para não se desestruturar a estabilidade já precária da gestante.

Toda vez que houver condições de o marido atender a um capricho da gestante, deverá fazê-lo, desde que não seja absurdo; neste caso, deverá dialogar com ela e mostrar a impossibilidade da execução e nunca recusar diretamente o pedido.

A hora “H”

É interessante o marido, sempre que possível, acompanhar o trabalho de parto da mulher e, também, estar presente por ocasião do nascimento do bebê, quer seja parto normal, quer seja cesárea, pois, assim, irá valorizar e enaltecer o desempenho e tudo o que a mulher passou no transcorrer da gravidez e da maternidade.

O marido deve, junto com todos os familiares, criar um ambiente calmo, alegre, receptivo e extremamente voltado a todo o apoio e segurança à grávida. Só assim ela terá uma gestação saudável sem percalços.

Sintomas do dia:
Azia.
Dor nas pernas.
Dor nos pés.
Dificuldade para respirar.
Cãibras na perna.

Bom, isso tudo tem sido normal durante a minha gestação, estou dando graças a Deus por pelo menos não estar mais vomitando, mesmo tendo que pra isso ter que acordar todo dia as 6h pra tomar café e comer no maximo de 3 em 3 horas pra não enjoar.
Enfim, hj estou com dores a mais pq ontem o Pimeenta inventou de ir num showzinho de metal de amigos dele e ai como sou super ciumenta e não deixo ele ir pra esse tipo de lugar sozinho, acabei indo junto. Pelamordedeus, o que fui fazer lá?
Por mais longe que fiquei das caixas de som o som tava muito alto e o Mitchell tava pulando dentro da barriga tadinho, acabei indo embora mais cedo, mas mesmo assim, por ter andando bastante pra chegar lá pq o local era bem longe de onde moramos, acabei ficando com uma puta dor nas pernas e tive cãibras terriveis durante a madrugada --'.
Já vi que não posso mais ficar saindo por ai, tenho tido pro Pimeenta, mas parece que homem não entende e nunca vai enteder esse nosso estado de gestante, parece que é exagero mas fica tudo muito dificil mesmo!!! Pra compensar eu ia pro sítio dos meus pais hj mas meu bendito pai chegou do trabalho de manhã e já foi esquecer de me acordar pra ir , ai que ódio --' Não acredito que vou ter que passar o fds em casa só vendo tv --'
Queria tanto relaxar na piscina, curtir um solzinho e churrasco *_*
Ai cara vou matar meu pai!
O jeito agora é relaxar por aqui mesmo já que sair não dá por causa das dores....
Como o Mitchell teve que suportar aquela loucura de ontem, hj vou compensa-lo com um dia mais tranquilo, vou ver se coloco uma musica de bebê pra ele com fone na barriga e fazer uma massagem suave com oleos pra ele ficar ficar bem.
Tb to precisando de uma boa massagem nas pernas viu --'
Fé em Deus que ele é justo, só falta 3 meses!!!!
Bom, aproveitem o dia então né =]

Vou deixar um texto com os principais sintomas que uma gravida tem durante a gestação pra vcs verem como não é nada mole essa vida de mãe.
Queixas e duvidas mais freqüentes na gestação e suas soluções:

Banho
- Deve ser de chuveiro e diário. Os banhos de imersão, se realizados, não devem ser prolongados e a temperatura da água deve ser semelhante a do corpo(água morna).

Tratamentos dentários
- Permitidos e aconselháveis desde que o anestésico utilizado não contenha adrenalina.

Duchas vaginais
- As irrigações vaginais são proibidas. A região próxima da vagina e do anus deve ser bem higienizada.

Preparação do mamilo para amamentação
- Mediante massagens e banho de sol. Naquelas pacientes cujos mamilos não são muito salientes devem ser realizadas trações digitais afim de torná-los mais aptos à sucção futura pelo recém-nascido.

Vestuário
- Não exige roupas especiais. O vestuário deve, no entanto, proporcionar comodidade e liberdade de movimentos. Sapatos de salto alto devem ser evitados por interferem no equilíbrio. Os melhores são os de salto médio. As meias elásticas são recomendadas para facilitar o retorno de sangue das pernas. Um porta-seio firme é essencial.

Atividade sexual
- Em gestações sem intercorrências, a relação sexual está liberada desde o início até o final da gravidez, desde que não haja fatores que a contra-indique como sangramento, ameaça de aborto e trabalho de parto prematuro. Contrações uterinas durante o ato sexual são perfeitamente toleradas, não trazendo risco para o feto.

Exercícios físicos
- As atividades físicas devem ser exercidas numa intensidade determinada por limites individuais. Diz-se que a grávida deve aprender a ouvir o corpo, exercitando-se até onde ele permite. Em relação aos esportes, a natação e o caminhar são os mais indicados. As ginásticas com saltos não são recomendadas.

Viagens
- Em situações de baixo risco as viagens são permitidas. Recomenda-se que viagens longas sejam acompanhadas por freqüentes períodos de descanso.
As companhias aéreas exigem das gestantes que tragam um atestado médico informando a idade gestacional. Geralmente os vôos são proibido após o 8o mês de gestação, em função, não só pelo risco de desencadeamento do trabalho de parto durante o vôo, quando este for mais longo, mas também pela possibilidade da pressurização não ser suficiente para garantir perfeita oxigenação fetal. Entre o sexto e oitavo mês apenas as viagens aéreas de curta duração são permitidas. As viagens longas por meio de automóveis são desaconselhadas no último mês de gestação.

Fumo
- Observa-se uma incidência maior de recém-nascidos pequenos quando as mães fumaram durante a gestação. Esse efeito parece ser relacionado ao número de cigarros, principalmente se for maior do 10 por dia. A mulher grávida deve ser encorajada a não fumar ou pelo menos, restringir ao máximo esse hábito.

Álcool
- Devido à problemas de malformações do feto e outros, o álcool não deve ser ingerido durante os primeiros três meses de gestação. Após esse período a sua ingestão não deve ser maior que uma dose de destilados ou dois copos de cerveja.

Pintura de cabelos
- Deve ser desaconselhada principalmente no primeiro trimestre de gestação já que as tintas possuem chumbo em sua composição, substância essa que é tóxica.

Queda de cabelos
- É freqüente a queixa de queda de cabelos durante a gestação e no pós-parto. Trata-se de alteração fisiológica (normal) e momentânea. Depois de alguns meses de pós-parto os cabelos voltam a crescer.

Atividades profissionais
- O obstetra deve avaliar as condições de trabalho e, se necessário, sugerir mudanças temporárias em função de atividades que tragam riscos fetais, posturas incomodas, períodos ininterruptos de trabalho, entre outras possíveis intervenções.

Náusea e vômitos
- A paciente deve procurar comer alimentos leves e fazer refeições freqüentes. É importante também o suporte emocional para essa mulher, tanto da parte do médico quanto da família. Medicamentos para parar os vômitos são usados apenas como medida final quando os vômitos estiverem levando a gestante a perder peso ou interferindo com o seu período de repouso.

Cloasma (manchas no rosto)
- Recomenda-se o uso de protetor solar continuamente para evitar que apareçam ou se tornem mais pronunciados.

Pirose (queimação)
- A pirose pode ser minimizada pelas seguintes orientações: não dormir logo após uma alimentação (esperar pelo menos uma hora), não realizar refeições de grande volume, alimentar mais vezes e em menor quantidade, evitar café, chocolate e refrigerantes e elevar a cabeceira da cama com dois tijolos de cada lado.

Constipação
- Orientação médica durante o pré-natal corrigindo o hábito alimentar. O uso de alimentação que facilite a motilidade intestinal e a formação do bolo fecal (fibras, frutas - mamão, ameixa, laranja com bagaço -, cereais - farelo ou germe de trigo, maior ingestão de líquidos) costumam resolver o problema. O uso de medicamentos e do supositório de glicerina fica restrito aos casos mais rebeldes que venham a trazer desconforto à gestante.

Varizes
- Desde o início do pré-natal a gestante deverá utilizar meias elásticas e elevar sempre que possível os membros inferiores. O tratamento específico (injeções ou correção cirúrgica) é contra-indicado durante a gravidez.

Edema (inchação)
- O edema é uma alteração normal durante a gestação e em algumas pacientes pode vir a aparecer ou aumentar após o parto. Edema de mãos e de face devem merecer uma consulta médica, embora na maioria das vezes também não indiquem presença de doença. Diuréticos estão contra-indicados.

Câimbras
- São minimizadas com massagem nas pernas, flexão suave dos pés e calor local. As câimbras ocorrem fisiologicamente durante a gestação, principalmente durante o período de clima frio. A utilização de derivados do leite podem minimizar o problema quando existir carência de cálcio.

Dores lombares localizadas ou irradiando para às pernas
- A maioria dessas dores são secundárias à má postura ao se sentar e ao carregar peso e principalmente devido à sobrecarga imposta à coluna vertebral pelo útero gravídico. Períodos maiores de repouso, correção dos vícios posturais e a realização de exercícios físicos são as medidas adotadas.

Estrias
- A medida mais eficaz é o controle do ganho de peso. A utilização de cremes hidratantes é permitida embora sua eficácia não seja comprovada. Quanto menos a gestante engordar menor é a possibilidade de sua ocorrência.

Hemorróidas
- A dor e edema são aliviados pelo uso de agentes que amolecem as fezes e pela aplicação tópica da anestésicos.

Uso de vitaminas e anemia
- A maioria das anemias que aparecem durante a gravidez são devido a carência de ferro. Durante a gestação uma grande quantidade desse mineral é consumida. A utilização indiscriminada de sulfato ferroso associado ou não a outros minerais e vitaminas é controversa. Deve-se, entretanto, utilizá-lo nas pacientes que tinham fluxo menstrual aumentado, que não ingiram carne vermelha e feijão pelo menos duas a três vezes durante a semana, que estiveram grávidas em um período inferior a um ano, nas portadoras de cardiopatia ou que estejam grávidas de gêmeos. A utilização de sulfato ferroso profilático (com o objetivo de evitar a anemia) é de apenas um comprimido ao dia e com o fim terapêutico é de dois a quatro comprimidos ao dia (1.200 mg/dia). É preferível a sua ingestão antes das refeições devido a acidez do estômago favorecer sua absorção.

Alimentação
- As refeições devem ser mais freqüentes e de pequeno volume, evitando-se assim náuseas e vômitos do início da gestação e os distúrbios digestivos que ocorrem no final. A mulher grávida deve ser orientada a utilizar uma alimentação variada a fim de que suas necessidades e as do feto sejam plenamente satisfeitas. São dispensáveis e devem ser evitados as massas e os açucares. Dietas ricas em cálcio parecem diminuir a incidência de pré-eclâmpsia. A ingestão de um pedaço de queijo de 200g por dia é recomendada para esse fim.

Vacinação
- A vacinação antitetânica é recomendada a partir do 5o. mês para aquelas pacientes não vacinadas, sendo as doses em número de 3, uma a cada 2 meses. Nas vacinadas mais de 5 anos, basta uma dose de reforço entre o sétimo e o oitavo mês. Considera-se vacinada a paciente que tenha recebido qualquer vacinação antitetânica, mesmo que tenha sido apenas durante a infância (tríplice infantil). Nos postos de saúde está sendo administrada a dupla adulto que protege também contra a difteria e pode ser administrada durante a gestação.

Alterações emocionais
- Durante a gestação vários serão os possíveis problemas emocionais. A gestante deverá discuti-los com o seu obstetra. Esses passam por questionamentos sobre a própria gestação, conflitos do casal e financeiros. O obstetra por sua vez deverá sempre estar disposto a ouvir e a aconselhar.

Uso de medicamentos na gravidez
- Todo e qualquer medicamento durante a gestação deve ser prescrito pelo médico obstetra, portanto a automedicação é contra-indicada.

Dor de cabeça
- Embora a maioria dos medicamentos utilizado para tratamento das dores de cabeça sejam inócuos ao feto, os mesmos devem ser evitados. Não devem ser utilizados medicamentos com ergotamina (tipo Neosaldina, Cefalium) devido ao efeito vasoconstritor dessa droga. Os medicamentos a base de ácido acetil salicílico (tipo AAS, Aspirina), não devem ser utilizados no final da gestação devido alterarem a coagulação do sangue e poderem aumentar o sangramento durante o parto e no período pós-parto.


(Fonte: Associação dos Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais)

________________________________

Você chegou à reta final. O terceiro e último trimestre da gravidez começou oficialmente. A vida no útero é tranqüila, aconchegante e, claro, cheia de novidades. Nesta semana, seu bebê começou a adquirir mais gordura no corpo e está ficando rechonchudo. Seu peso não mudou muito em relação à semana passada – por enquanto, ele pesa 1 quilo e 100 gramas e mede cerca de 35 cm. O cérebro está em plena atividade e suas retinas agora conseguem captar com mais precisão a luminosidade do ambiente. Sua visão, portanto, está bem mais aguçada. O bebê abre os olhos e vira a cabeça se perceber uma luz forte fora da barriga.
O tônus muscular está melhorando gradualmente. Os pulmões já são capazes de praticar a respiração, mas se o bebê nasce agora ainda teria muita dificuldade para respirar. Tente falar bastante com ele pois já é capaz de reconhecer a sua voz.
O ganho de peso é mais rápido: a maioria das mulheres engorda em média 5 quilos só neste trimestre. Nesse período você pode começar a sentir cãibras nas pernas, hemorróidas, varizes, indigestão ou empachamento após a alimentação, ressecamento da pele, inchaço, azia, sangramento no nariz, etc. Seu útero está cerca de 12 cm acima do umbigo.

2 comentários:

Nina disse...

Jullie, um SUPER parabéns pelo blog :) A partir de agora vou acompanhar todos os dias! Adoro a forma como tu fala sobre tudo que envolve a gravidez, até os sentimentos mais íntimos. Parabéns meeeesmo *-* um super beijo, @tekilars

Unknown disse...

brigada amor